O PAPEL DO CIDAD O EM FACE DA CRISE HIDRICA NA REGI O SUDESTE

252 palavras 2 páginas
Nome...,
RA... / curso...

crise hídrica na região sudeste

Apesar de o Brasil ser um país rico em recursos hídricos, sabe-se que ele, em especial a região sudeste, tem vivido tempos difíceis ao que diz respeito à falta de água. Apesar da grande quantidade de chuva, atualmente, os níveis dos reservatórios continuam baixos e tendem a permanecer em tal situação, uma vez que o período chuvoso já se encontra próximo do fim, impossibilitando a recuperação hídrica necessária.
Apesar de crítica, essa situação não tem gerado a mobilização necessária para a conscientização popular da atual dificuldade hídrica vivida e a importância da preservação e manutenção dos recursos existentes, uma vez que a própria população utiliza a agua como reservatório de lixo e dejetos, poluindo rios e lagos, e assim contribuindo para a aceleração da extinção dos recursos ainda existentes, e de forma indireta permite que as empresas utilizem grande quantidade de agua para atender a sua demanda de produção diária.
Devido à escassez dos recursos hídricos, a polução deve adotar medidas simples, mas emergências que ainda podem reverter essa situação. Não poluir rios e reservas, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, diminuir o tempo do banho, não lavar a calçada e ate mesmo de uma forma radical, denunciando e fazendo petições publicas para criação de leis que puna quem desperdiça a agua, essa é a solução mais palpável para reverter a crise hídrica em que se encontra a região sudeste e garantir água potável para essa, e também para gerações porvir.

Relacionados

  • meio ambiente
    26820 palavras | 108 páginas