Avaliacao Competencias Mod 6
Pós Graduação Gestão de recursos Humanos
Acção n.º
Módulo:
Mod 6 – Comunicação Interpessoal e assertividade
Hora:
Formador: alexandre oliveira
Duração:
Data:
09/03/2015
Classificação:
Nome do Formando:
Andreia Agostinho
Assinatura do Formador:
1. O processo de comunicação deve obedecer as características transversalmente comuns dentro de uma organização. Descreva, sob o seu ponto de vista, as bases fundamentais de um processo comunicacional eficaz, tendo em conta as estruturas existentes de modelo tipicamente Top-down das organizações.
(6 valores)
O processo de Comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem (ou sinal) ao recetor, através de um canal. O recetor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação. Características da comunicação transversalmente comuns:
Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos;
Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa;
Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo recetor.
Linguagem verbal: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);
Linguagem não-verbal: as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não-verbais da comunicação.
As estruturas comunicacionais num modelo Top-down, do líder para o grupo.
A palavra comunicação tem sua origem no latim “communicare” e significa “tornar comum, partilhar”.
Se dividirmos a palavra