83981736

1634 palavras 7 páginas
Nome: Maicon Douglas Bickel
Turma: 322
TIPOS DE AÇO
FCK

O AÇO ESTRUTURAL
Existem várias empresas fabricantes de aços para a construção, e apresenta uma linha de ferragens prontas para o uso, utilizadas em residências como: Armação para lajes pré-moldadas, ferragens prontas (colunas, vigas, cintas e baldrames), ferragem pronta para fundação, estribos e ferragens pronta para lajes e pisos.
Um projeto com segurança e qualidade, deve-se usar vergalhão produzido rigorosamente de acordo com as especificações da norma NBR 7480.

Nos primor dês do concreto armado na construção utilizavam-se principalmente barras redondas laminadas em bruto e, às vezes, ferros chatos e angulares, que eram ancorados no concreto por meio de ganchos nas suas extremidades, nessa época a tensão de trabalho na armadura era baixa, de modo que as propriedades de aderência das barras eram suficientes. No entanto, com o aparecimento dos aços de alta resistência foi necessário melhor a capacidade de aderência das barras.
Atualmente são utilizadas em concreto armado barras redondas lisas ou com saliências ou, em alguns casos malhas ou telas soldadas.
Classificam se como barras, os elementos com comprimento nominal entre 10,00 a 12,00 m e como fios os elementos de diâmetro nominal inferior ou igual a 12,5 mm cujo processo de fabricação permita o fornecimento em rolos de grandes comprimentos.
Fabricação de aços para concreto armado
Os aços para concreto armado são ligas de ferro que contém, carbono, manganês, silício, cromo e também impurezas não metálicas como combinações de fósforo e enxofre.
A quantidade de carbono é o grande diferencial em relação a sua resistência, quanto maior a quantidade, maior a resistência, porém também é possível atribuir maior resistência ao aço através de processos mecânicos e térmico.

Os aços para concreto armado classificam-se em aços de dureza natural e aços deformados a frio.
Aços de dureza natural
Aços de dureza natural são os obtidos

Relacionados