8111234608

1307 palavras 6 páginas
BRASIL IMPÉRIO

O dia do Fico

O dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. D. Pedro I, que regia o país, desobedeceu às ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse o Brasil imediatamente e retornasse a Portugal. As cortes estavam preocupadas com os movimentos que estavam acontecendo no Brasil em direção a emancipação da política. Elas viam no retorno de D. Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, diminuindo a s idéias de independência.
Os liberais do Partido brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D. Pedro I no Brasil. Perante estes acontecimento, D. Pedro declarou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. A partir disso esse dia ficou conhecido como o Dia do Fico.
Este fato histórico fortaleceu a posição brasileira de ganhar independência, distanciando cada vez mais a influência portuguesa.

A Independência

Apos o Dia do Fico, D. Pedro tomou varias medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. Ele convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino, determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Alem disso, pedia para o povo para lutar pela independência.
Durante uma viagem à Minas Gerais e a São Paulo D. Pedro recebeu uma carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Isso aconteceu quando D. Pedro estava de viagem de Santos para São Paulo. Perto do riacho Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Isso ocorreu em 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. Em dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

A constituição de 1824

Em 12 de novembro de 1823, o imperador D. Pedro I impôs a dissolução da Assembléia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira

Relacionados