803
PÁG:33
ATIVIDADES:
1- Explique, com suas palavras, as diferenças entre a mitologia e a religião de acordo com o que você estudou no capítulo.
R: Se crer, é religião. A mente se afunila; você toma como verdade acontecimentos infundados, sem evidências e cujo único sentido é o conforto emocional produzido pela crença.
Se não crer, é mitologia. A mente se expande; você aumenta sua cultura e sua percepção de mundo, pois, sob o prisma mitológico, as histórias geralmente proporcionam ensinamentos interessantes.
2- Qual é a relação entre a filosofia e o mito?
R: A filosofia é o estudo de problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à liberdade. A filosofia se distingue da mitologia, da ciência e da religião por sua ênfase em argumentos racionais. Faz parte dos métodos filosóficos a argumentação lógica, a análise conceitual e as experiências de pensamento. Já o mito, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura, com o objetivo de explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. O mito pode referir-se à crenças comuns sem fundamento científico ou até em acontecimentos históricos.
3- Explique em que medida o senso comum faz parte do pensamento filosófico.
R: Na história da filosofia, o problema do senso comum sempre foi um ponto de enorme importância e grandes debates. Grosso modo, o sentido mais profundo da expressão “senso comum” remete ao tipo de experiência que é propriamente humana, isto é, a experiência do sofrimento ou a experiência tradicional.
5- Escolha uma das formas de pensamento estudadas neste capítulo (a mitologia, a relião ou o senso comum), e faça uma dissertação explorando: como você compreende essa forma de pensamento;
R: o senso comum é o tipo de saber que busca fornecer orientação ao homem e não deixá-lo repetir os erros do passado. quais as relações da filosofia com ela;
R: Os