LE 803 GEST O DA QUALIDADE
O planejamento da qualidade é utilizado como uma ferramenta de gestão, que tem por objetivo otimizar a produção da empresa. Segundo Juran, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros. Logo, alta qualidade implica, geralmente, maiores custos. E de acordo com uma óptica de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrico. Logo, alta qualidade custa, em regra, menos dinheiro para as empresas.
A gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais (Trilogia da Qualidade, segundo Juran):
1. Planejamento da Qualidade: processo de estabelecer objetivos da qualidade, e os planos para alcança-los. A empresa deve se atentar a esse processo, pois nele é que identificamos os consumidores do produto, determina as necessidades do consumidor, cria características para o produto que agrade o cliente, cria processos na produção para executar novas característica ao produto final, transfere o planejamento da gerencia para níveis operacionais.
2. Controle da Qualidade: processo de avaliar o desempenho atual e comparar com os objetivos, e assim agir nas diferenças para alcançar a(s) meta(s) traçada(s).
3. Melhoramento da Qualidade: processo que visa melhorar o desempenho da qualidade. Exemplo: diminuir o desperdício de matéria prima ou tempo.
INTRODUÇÃO
No mundo extremamente competitivo das organizações, se torna essencial pensar em elementos que podem trazer alguma posição de destaque e fortalecer a empresa competidora. Esses elementos fazem parte do modo como a organização administra, gerencia e desenvolve os seus produtos, ou seja, eles integram o processo de QUALIDADE da empresa.
Dessa forma, desenvolver um planejamento de qualidade implica no desenvolvimento de várias etapas de um processo, de tal modo que o resultado final mostre benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente. Sendo assim,