8
Os Dados com Relação à Literatura
O ensino e a aprendizagem da Matemática não tem se mostrado processos simples, nem para quem ensina nem para quem aprende.
Tampouco, particularmente, o trabalho com função, em virtude das diversas maneiras que podemos utilizar para apresentar esse mesmo objeto matemático e numa mesma situação. Na resolução dos problemas analisados nesta dissertação, os alunos demonstraram essa dificuldade na maneira como utilizaram, inicialmente, a linguagem corrente, como forma escrita da situação, e somente depois a forma de expressão algébrica, mas realizaram a correspondência. Tal apropriação pelos alunos vem ao encontro dos estudos realizados por Zuffi e Paca (2000), que destacam a importância do trabalho com as diferentes representações (na escrita e na linguagem matemática) de função. Especialmente no inicio das atividades de resolução de problemas realizados nesta pesquisa, os alunos trabalharam com essas duas formas de representação no estudo de função afim, escrevendo a função em linguagem natural e somente depois a expressão algébrica. Os alunos achavam que fazendo uso dessa estratégia, se tornava, naquele momento, mais prático e simples compreender e obter a lei de formação da função. Aos poucos foram abandonando essa estratégia enquanto incorporavam novas formas (numérica e gráfica) de abordar as funções.
A utilização da tabela de valores se fez uma importante ferramenta, auxiliando-os em grande parte da resolução dos problemas, assim como na construção dos gráficos das funções. Os alunos perceberam que a partir dela poderiam inclusive, determinar a lei de formação da função afim. A representação gráfica também foi uma ferramenta poderosa na análise de uma função, sendo que a partir dela, os alunos compreenderam melhor a lei de formação das funções, seu comportamento (crescente ou decrescente), sinal, etc. 2
Realizando uma reflexão e análise sobre os conteúdos desenvolvidos a partir e através dos problemas elaborados,