8
CONCORDÂNCIA VERBAL
Regra geral:o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa: eu canto / nós cantamos.
Sujeito composto
1.Sujeito composto anteposto ao verbo: o verbo vai para o plural. Ex.: O céu e a terra passarão.
2.Sujeito composto posposto ao verbo: o verbo concorda com o mais próximo ou vai para o plural. Ex.: Passará o céu e a terra. / Passarão o céu e a terra.
3.Sujeito composto por pronomes pessoais: há predominância da 1a. pessoa sobre as demais e da
2a. sobre a 3a.. Ex.: Eu, tu e ela somos bons amigos. / Tu e ela sois bons amigos.
Obs.: se o sujeito é posposto,o verbo concorda com o mais próximo ou prevalece a prioridade pronominal. Ex.:Os herdeiros sou eu e meu irmão. / Que fazias tu e teus amigos? / Os herdeiros somos eu e meu irmão. / Que fazíeis tu e teus amigos?
4.Sujeitos ligados por: não só ... mas também, tanto ...quanto, não só ... como: o verbo concorda com o mais próximo ou vai para o plural. Ex.: Não só a Nação mas também o príncipe estaria pobre. /A virtude assim como a ciência contribuem para nosso aperfeiçoamento.
Obs.: em caso de simples comparação, fica no singular.Ex.: Este aumento de salário, assim como o anterior, não compensou.
5.
Sujeitos ligados por com:
5.1: se indicar “cooperação na ação”, o verbo vai para o plural: Napoleão com seus soldados invadiram a Europa.
5.2: se exprimir “companhia”,o verbo fica no singular: Egas Monis, com a mulher e os filhos, apresentou-se ao rei de Espanha.
Obs.: o verbo pode ficar no singular quando se quer dar relevância ao primeiro sujeito e também quando o verbo vier antes deste. Ex.: Num público teatro se assenta o rei com toda sua corte. / À mesma porta por onde saíra a mulher com a filha, chegaram outras pretendentes.
6.
Sujeitos ligados por nem: o verbo vai para o plural ou singular. Ex.: Nem o conforto nem a glória trouxeram-lhe felicidade. / Nem a riqueza nem o poder livrou-o de seus inimigos.
Obs.: 6.1. se um dos núcleos é pronome pessoal, a concordância se faz pela prioridade: