8 Dicas De Como Organizar O Estoque
O principal erro dos negócios, sobretudo, os de pequeno porte, é tratar toda a logística de armazenagem e exposição como um simples depósito. Veja agora 8 dicas de como organizar o estoque.
1.FAÇA BOAS COMPRAS
Um mix de produtos na medida certa para o seu negócio e um estoque saudável, sem excessos ou escasso ao extremo, começam bem antes, no momento da compra. A primeira atitude é saber negociar. Antes de bater o martelo, faça cotações em, pelo menos, três lugares diferentes. Além disso, vale fazer uma análise de como é a relação entre sua empresa e o fornecedor e qual o poder de barganha que você tem sobre ele.
2.CONHEÇA QUEM É O SEU CLIENTE
Para fazer compras adequadas é preciso conhecer quais são os hábitos do seu cliente e o perfil de compra da região em que sua empresa está inserida. A faixa etária e de renda, as características da vizinhança e a frequência com que o consumidor passa pelo local são alguns aspectos importantes e que tem impacto sobre o que deverá ser fornecido nas prateleiras. Se o cliente quer preço, busque marcas mais baratas, mas se ele for mais exigente, aposte na variedade e na qualidade do mix de produtos. Saber o que, como e quando o cliente consome permite estratégias de compras mais assertivas e, consequentemente, o aumento das vendas. Vendas elevadas permitem a manutenção da margem de lucro e contribuem bastante para menores sobras de estoques.
3.ORGANIZE-SE
Organização é um dos fatores que mais colaboram como sucesso de um estoque ideal. Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade. Com um raio-x do ambiente, um controle rigoroso e disciplinado fica fácil registrar perdas, extravios ou erros na compra. Caso seu perfil não seja o de uma pessoa organizada e detalhista,vale treinar um funcionário ou contratar alguém que possa gerir o estoque. Essa pessoa pode auxiliar na movimentação de materiais, sabendo exatamente o que chega