gestão de estoques
Camaragibe, 2014
INTRODUÇÃO
Gestão de estoques, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por vários motivos. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques. Na pesquisa a seguir veremos um pouco melhor a utilidade desta ferramenta
GESTÃO DE ESTOQUES
A Gestão de Estoques é um desafio para a maioria das empresas. Mesmo antes que uma empresa comece suas vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser parcialmente explicado pela forma como a empresa é capaz de gerenciar seus estoques. Isto é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes. Uma gestão de estoque feita de maneira adequada é aquela que, preocupada com o capital do negócio, está sempre respondendo a cinco questões básicas: Onde estocar?
Avalie o espaço físico da área de estocagem: escolha o ambiente, que permita as melhores condições de armazenamento, visualização, acesso e controle dos artigos.
O que está estocado e o que devo estocar?
Tudo pode, mas nem tudo deve ser estocado, principalmente, se for uma quantidade que não está adequada com o consumo previsto. Tudo vai depender dos riscos que se corre em deixar acabar o item no estoque e o que este fato altera a relação com o cliente, considerando ainda o risco de sobrar material com validade inadequada ou fora do padrão.
Quanto estocar e por quanto tempo?
Devem ser pensadas as seguintes regras para responder a essa pergunta: o