78620370566
837 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIADEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS
CENTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO SOCIOAMBIENTAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
JOSÉ BISPO SANTOS e ROSANA XAVIER SILVA RIBEIRO
Estudo Dirigido 1, de acordo com a leitura do artigo “Biologia da Conservação: a ciência da crise”, de autoria de Efraim Rodrigues, apresentado à Professora Patricia Araujo de Abreu Cara, da Disciplina Biologia da Conservação.
ITAPETINGA/BA
Nov/2013
1 - BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E SEUS OBJETIVOS
É uma ciência multidisciplinar que foi desenvolvida como resposta à crise com a qual a diversidade biológica se confronta atualmente. A Biologia da Conservação tem como objetivos sintetizar diferentes disciplinas, como Ecologia, biologia de população, Antropologia, Toxocomia e outros com enfoque na prevenção da extinção de espécies.
2 - PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
-A diversidade dos organismos é positiva;
-A extinção prematura de população e espécies é negativa;
-A complexidade ecológica é positiva;
-A evolução é positiva;
-A diversidade biológica tem valor em si.
2.1 - ESCOLHA e JUSTIFICATIVA
2.1.1. A diversidade dos organismos é positiva.
A diversidade biológica envolve toda a variedade de formas de vida da Terra. Ela compreende os diversos ecossistemas terrestres e aquáticos. A diversidade de organismos, que constituem os ecossistemas, é responsável por serviços essenciais à sobrevivência e ao bem-estar das populações humanas, como o abastecimento de água, o controle da erosão e retenção de sedimentos, a formação de solos, a ciclagem de nutrientes, a polinização, o controle biológico, a produção de recursos genéticos, a regulação hídrica, de gases, climática e de distúrbios físicos, a recreação e entre outros. É necessário observar que a diversidade de organismos é a responsável por funções essenciais em toda