6a
6ª Aula de Homem e Sociedade
Docente responsável: Prof. Dr. Luís Henrique Marques
1º semestre de 2015
A diversidade cultural
Etnocentrismo e relativismo cultural
Relativismo cultural e etnocentrismo são conceitos básicos da Antropologia para a compreensão de fenômenos que envolvem CONTATO CULTURAL, ou seja, o contato entre universos culturais DIFERENTES.
Esses conceitos se referem a “julgamentos” que podemos ter quando em contato com o
“outro” (alguém com padrões culturais diferentes do nosso).
Esses julgamentos são responsáveis pela qualidade de nosso contato com a diversidade.
Quando o outro tem padrões de comportamento, hábitos e valores muito diferentes dos nossos próprios é possível reagirmos de forma positiva ou negativa a isso. Julgar positivamente ou negativamente o comportamento alheio, tem relação com as atitudes de etnocentrismo ou com o exercício de relativismo que podemos utilizar.
Relativismo Cultural
É considerar o mundo DO PONTO DE VISTA DO OUTRO, entendendo seu sistema simbólico, seus próprios valores de mundo como beleza, justiça, honra, medo, e assim por diante.
É deixar de tomar a NOSSA própria cultura (visão de mundo) como medida para julgar os outros.
Etnocentrismo
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (isso é denominado etnocentrismo).
Ao pensar de forma etnocêntrica as pessoas depreciam o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade.
Comportamentos etnocêntricos resultam em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.
Práticas e ideias ou valores de outros sistemas culturais são vistas como absurdas. O etnocentrismo é um comportamento universal. É comum a crença de que a sua própria sociedade é o centro da humanidade.
A antropologia trabalha com alguns conceitos centrais que vamos passar a aprofundar neste tópico. Cultura, diversidade cultural,