680166
TRABALHO EM EQUIPE (QUATRO COMPONENTES)
PARA A NOTA DE AV1 - 2015.1
CURSO DE PSICOLOGIA/DISCIPLINA: TSPII – Psicanálise
Profa. Andréa Senna Email: andreasenna2@hotmail.com
A psicanálise não é uma investigação científica imparcial, mas uma medida terapêutica. Sua essência não é provar nada, mas simplesmente alterar alguma coisa. Sigmund Freud. 1- Descreva dois fatos da Vida e Obra de Sigmund Freud que podem justificar a construção da obra psicanalítica pautada no objeto de estudo: o inconsciente e a criação do método psicanalítico: Associação Livre, como meio mais eficiente para a interpretação do inconsciente. Justifique a resposta. (Obs: 1,0 ponto)
2- Explique por que a psicanálise não trabalha com comportamento, mas na perspectiva da fantasia. Dê um exemplo e justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
3- Aponte uma descrição do perfil comportamental dos familiares de "Dora" e do "pequeno Hans", e destaque possíveis aspectos transgeracionais. E, ainda comente, as manifestações inconscientes de Dora e o pequeno Hans. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
4- Na perspectiva psicanalítica, descreva as contribuições dos casos clínicos: Fragmentos da análise de um caso de Histeria (1905) - " O Caso Dora" e Análise de uma fobia em um menino de cinco anos (1909) - " O pequeno Hans", na contemporaneidade. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
5- Dê exemplos de como a histeria e a fobia podem se manifestar através da transferência no setting psicanalítico e/ou na vida cotidiana. E ressalte o que deve ser interpretado nos dois exemplos. ( Obs: 1,0 ponto).
6- Explique os dois trabalhos de elaboração dos sonhos: deslocamento e condensação, na perspectiva freudiana. E idealize a interpretação dos sonhos de Dora, considerando a recorrência de seus sintomas. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
OBS: O TRABALHO ACIMA DESCRITO, IRÁ SUBSTITUIR A PROVA ESCRITA DE AV1.
E DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA DA PROVA DE AV1.