674 2369 1 PB
PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: discussão
Marcela de Melo Bisinotto*
Sálua Cecílio (Fapemig)¹
RESUMO
Diversos assuntos se relacionam com a educação. Um deles é a formação de professores, cujas concepções são variadas, e dão diferentes sentidos e importâncias ao docente, que possui responsabilidade educativa, pedagógica, informativa, teórica, prática, social, interpretativa, instigadora, renovadora, ética e colaborativa.
Estudos buscam essa temática, tanto para aprimorar, como para tentar suprir as falhas encontradas na área da docência. Há concepções direcionadas pela crítica e reflexão, pelos saberes e competências profissionais, baseadas nas experiências, no contexto social, na práxis, na formação continuada e na arte. É importante ter um embasamento teórico pertinente, ao se avaliar os cursos formadores de docentes e os respectivos profissionais da área.
Palavras-chave: Educação, formação de professores, práticas educativas.
Quando se trata de educação, é grande o número de assuntos que fazem relação com essa temática, e que merecem ser discutidos, como por exemplo, as tecnologias de informação e comunicação, os investimentos, as políticas públicas educacionais, o trabalho e a formação dos profissionais. É importante considerar as pessoas que estão envolvidas nesse processo. Dentre elas, os professores, que atuam de forma direta, e os alunos, de forma indireta. Dessa forma, possibilitando considerar as relações que existem entre eles, podendo ser educativas, de compromisso, de responsabilidade social ou no sentido de tratamento, já que o docente raramente atua sozinho, ele se encontra em interação com outras pessoas, a começar pelos alunos (Tardif, 2002, p. 50).
Essas relações podem ser suficientes, e até mesmo ser entendidas como motivos de insatisfação, no que diz respeito à formação profissional.
Sobre essa temática, Sacristán afirma que
[...] a educação não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem