APOSTILADEQUIMICAORGANICA

17739 palavras 71 páginas
1) Química Orgânica
2)
3) Professor Nelson Lage nelsonlage@ig.com.br
4) nelsonlagepuc@yahoo.com.br
5)
6)
7)
8) A Química dos Compostos de Carbono
9)
10)
11) A química dos compostos de carbono é, freqüentemente, estudada sob o nome de Química Orgânica, como se fosse um ramo especial da Química. Na realidade, esse nome tem origens históricas e razões didáticas.
12) Dava-se o nome de Química Orgânica à química dos compostos produzidos pelos animais e vegetais. Acreditava-se naquela época que tais compostos se formavam pela ação de um misterioso princípio chamado de força vital.
13) Atualmente a Química Orgânica tem um significado completamente diverso, sendo definida em função de seu objetivo de estudo: os compostos de carbono. Hoje deveríamos denomina-la de Química dos Compostos de Carbono.
14)
15) É importante ressaltar que vamos fazer uso constante das ligações químicas ao explicar a estrutura e as propriedades dos compostos orgânicos. Desta forma é necessário recordar rapidamente as ligações iônicas e covalentes e as condições que levam ao surgimento de moléculas polares e apolares. Devem ser caracterizadas as ligações do carbono nos compostos orgânicos e discutidos os vários tipos de cadeias carbônicas.
16)
17) KEKULÉ e COUPER foram os primeiros a tentar determinar a estrutura dos compostos orgânicos, propondo, em sua Doutrina Estrutural, três características fundamentais dos compostos de carbono:
O carbono é tetravalente
As quatro valências do carbono são equivalentes
Os átomos de carbono formam cadeias carbônicas, ligando-se entre si.
18)
19) VAN’T HOFF e LE BEL propuseram uma estrutura tetraédrica para o átomo de carbono. Sendo assim, o átomo de carbono estará sempre situado no centro de um tetraedro imaginário, estando cada uma de suas valências dirigida para um vértice do tetraedro. Ou seja, o átomo de carbono efetua quatro ligações (cada uma representada por um traço).
20)
21)
22)
23) Ligações entre Carbonos
24)
25)

Relacionados