6 sigmas
O termo Seis sigmas se refere a variação mínima de um decorrer de um processo. A meta da ferramenta é que ocorra o menor possível erros, defeitos ou falhas.
Os Seis Sigmas foi desenvolvido na Motorola na década de 1980 e foi elaborado através de um processo de Benchmarking, que é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. Onde foram analisados dados internos da Motorola e dados externos, sendo outras estatísticas do dia-a-dia das empresas dos EUA. A partir desses dados foi feito uma comparação de empresas consideradas de alta qualidade e de empresas consideradas de média qualidade. Contudo descobriram que as empresas consideradas de média qualidade tinha um número de falhas elevado, em relação o das empresas consideradas de alta qualidade. Constataram que o nível Sigma nas empresas de alta qualidade era maior que os da empresa de média qualidade, então relataram que, quanto maior o nível sigma, maior o nível de perfeição.
A metodologia Seis Sigmas para ser implementada ela pode ser dividida em 5 fases:
1- Define - Onde a empresa vai definir qual é o processo do negócio que deve ser melhorado, a partir daí é denominado projeto Seis Sigma, e com isso é verificado a viabilidade econômica do projeto, e também faz-se uma previsão de quais serão os benefícios que serão alcançados para empresa.
2- Measure - É necessário medir com precisão o desempenho de cada etapa do processo e analisar quais são os pontos críticos e possíveis de melhoria, ou seja, é necessário medir o valor Sigma de cada processo que é a capacidade de produzir itens não defeituosos.
3- Analyse – É nesta etapa que deve analisar quais são as fontes que geram esses erros e nesta busca que começa a se desenvolver os projetos, as hipóteses para que esses erros sejam solucionados.
4- Improve – É nela que ocorre a ação para melhorar o processo que foi analisado nas fases anteriores, no final dessa fase é necessário que calcule o valor no novo Sigma para saber