5S nas empresas
Dilton Davi Monteiro
Professor Tutor Externo: Antônio Da Silva Torres
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0243)- Prática do Módulo I
25/08/12
RESUMO
O Programa 5S é uma ferramenta baseada em idéias simples que podem trazer grandes benefícios para as empresas. Visa estabelecer um ambiente de trabalho agradável, limpo e organizado, além de promover nos trabalhadores a conscientização, disciplina e atendimento a padrões. Engloba-se dentro desta ferramenta o senso da Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Saúde e Autodisciplina. No entanto se ressalta que o programa não cresce espontaneamente, nem é possível mantê-lo sem um intenso esforço e persistência por parte da empresa e seus colaboradores.
Palavras-chave: 5s. Organização. Padronização.
1 INTRODUÇÃO O senso 5S tem se desenvolvido de forma rápida, eficaz e participativa nas empresas através de elementos de fácil compreensão e capacidade de apresentar resultados expressivos. É um programa com cinco passos para nos ajudar organizar melhor nosso trabalho, cuidar da limpeza: usar bem o nosso material; evitar quebras; desperdícios; acidentes no trabalho e tornar uma série de atitudes simples e indispensáveis para facilitar nossas tarefas. Neste trabalho, vamos falar de como surgiu os cinco sensos, sua metodologia, como praticá-los e aplicá-los nas empresas.
2 PRAGRAMA 5S O programa 5S nasceu no Japão por volta de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater as sujeiras das fabricas e desorganização estrutural sofrida pelos Japoneses. Devido ao grande sucesso alcançado pelos por eles, outros países começaram a usar desta pratica. A iniciativa privada foi uns dos primeiros a adotar o programa com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. Todos os programas de melhoria, qualidade e produtividade deve se iniciar com mudanças de hábitos e contar com a participação de todos os