5S nas empresas
Aliny MALAGUTI¹ - RGM 070591
Carolina Stoze NARDY¹ - RGM 070498
Lidiane Aparecida Dias COSTA¹ - RGM 067031
Renato Francisco Saldanha SILVA²
Elcio Aloísio FRAGOSO3
Resumo
Apoiados no pressuposto de que o tempo não pode ser estocado, nem recuperado e vivido intensamente, acreditamos que para aplicá-lo satisfatoriamente no trabalho e na vida devemos administrá-lo convenientemente. Sendo este um assunto polêmico e conflitante, mas oportuno para que seja possível tomar alguns posicionamentos, para o alcance de nossos propósitos. Via de regra, todos nós temos noção do tempo. Sabemos que desfrutamos de 24 quatro horas por dia. No entanto, alguns conseguem fazer muito com o tempo disponível e outros não conseguem. Que conclusões, podemos apontar para o fato? Será questão de inteligência? Ou será falta de planejamento adequado? , o programa 5s vem para suprir e auxiliar na correção de alguns desses conflitos, onde propõe mudanças ao individuo de maneira clara e eficaz.
Palavras-chave: disciplina; tempo; padronização; ética.
Introdução
Nosso intuito, neste momento, é trabalhar a questão tempo e de como utilizar a ferramenta
5s para que seja possível otimizá-lo em prol de todo indivíduo que queria e necessita se organizar afim de alinhar suas tarefas com o tempo disponível.
Partindo de percepções lúcidas dos
problemas gerados desde micro à macro empresas, onde o tempo na maioria das vezes não é utilizado adequadamente pelo capital humano.
Incorporando as técnicas 5s
O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente por donas-de-casa japonesas, para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o
5S seria um programa básico para o sucesso da QT.
1
Formandas do curso de