58 186 1 PB
Importância do Diagnóstico Organizacional para a gestão das empresas.
<Edgard José Carbonell Menezes>1
<Flávio Antunes Ferreira>2
<Rodolfo A. Hildebrandt>3
<Bruno Armelim Gnann>4
Resumo: Esse artigo trata sobre diagnóstico organizacional. O seu objetivo é avaliar a importância do diagnóstico para as empresas. Nesta pesquisa procurou-se reunir os fundamentos teóricos a partir da classificação dos referenciais em três áreas: diagnóstico em pequenas empresas, diagnóstico estratégico e diagnóstico das áreas funcionais. No que se refere importância do diagnóstico organizacional, avaliou-se a existência de referências bibliográficas sobre benefícios gerados pelas atividades de diagnóstico, pesquisou-se indicações sobre tipologias específicas. A conclusão foi que embora essa atividade seja essencial ela ainda não está incorporada por parte dos gestores das empresas, em especial nas pequenas empresas.
Palavras-chave: diagnóstico organizacional; pequenas empresas; estratégia; áreas funcionais.
1 INTRODUÇÃO
Em tempos de internacionalização da economia e do uso crescente da tecnologia digital nos negócios, é cada vez mais difícil uma empresa ser bem sucedida se não adotar padrões globais de desempenho. Para atender este aspecto é necessário avaliar sua condição presente e dimensionar os investimentos que serão necessários para alcançar uma condição mais próxima da ideal. Essa avaliação deve ser realizada através do uso de ferramentas de diagnóstico empresarial.
Os conceitos relativos a esse tema podem ser resumidos utilizando como referencia os termos propostos por Gaj (1990) apresentados no quadro 1.
Quadro 1 - Conceitos utilizados
Termos
Conceitos
Diagnóstico Conjunto de ações que visa a apontar disfunções organizacionais que ocorrem no momento da pesquisa.
Prognóstico Conjunto de ações que visa a apontar acontecimentos futuros caso sejam mantidas as tendências atuais. Visa sensibilização para mudança.
Prescrição Conjunto de ações que visa a apontar o que deve ser feito