Édipo rei
Literatura
“Édipo Rei”
-Sófocles-
Aluna: Beatriz Sousa
Turma 105/1121
Colégio e Curso Ponto de Ensino
Professora Sarah Zamorano
Junho, 2015
1) Édipo rei, a mais famosa tragédia de Sófocles (497-405), conta a historia de um estrangeiro que se torna rei da cidade de Tebas. Por que Édipo era adorado e, mesmo estrangeiro, tornou-se rei da cidade?
R: Por ter destruído a esfinge das garras aguçadas e ter erguido a cidade como um baluarte contra a morte, segundo o trecho “Destruiu, ó Zeus, a esfinge das garras aguçadas. Ergueu-se em nossa cidade como um baluarte contra a morte./E foi assim, Édipo, que foste proclamado nosso rei, que recebeste as mais altas honrarias, que reinaste sobre a poderosa Tebas.”. Por tê-la destruído, recebeu do povo, honra e a mão da rainha.
2) Apesar de Creonte voltar ao oráculo do deus Apolo com boas notícias, após confrontar o adivinho Tirésias, Édipo descobre que as notícias não são tão boas para ele. Por que pode ser feita essa afirmação?
R: Porque Tirésias, o adivinho, diz a Édipo que ele é o assassino de Laio e o acusa de ser o que criminoso que mancha o país.
3) “Édipo rei tem uma importância singular na historia do teatro ocidental e merece uma atenção particular, pois é essa obra que Aristóteles toma como modelo do gênero e define como tragédia ideal.”
THIERCY, Pascal. Tragédias gregas; tradução de Paulo Neves, Porto alegre, RS: L&PM, 2009.
Conhecida como tragédia ideal, Édipo rei apresenta elementos essenciais do gênero trágico. Explique quais são os elementos presentes no texto de Sófocles e exemplifique-os com passagens.
R: O gênero trágico tem como principal característica ser aquele que através de cenas trágicas, causa catarse em quem as assiste. Os elementos presentes no texto de Sófocles que se encaixam a isso são, por exemplo, quando Édipo fura os próprios olhos, demonstrado na passagem: “Arrancando os colchetes de ouro que ornavam as vestes da rainha, ele os ergue no ar e os enterra nos próprios olhos.” Essa