5555555
Existem diversos tipos de cistites, entre elas:
Cistite bacteriana: é a forma mais comum, causada por bactéria, que geralmente é coliforme, sendo transferida do intestino para a uretra, alcançando a bexiga posteriormente.
Cistite intersticial: este tipo é considera mais uma lesão na bexiga, levando a irritação constante, raramente envolve a presença de bactérias. Sua causa ainda não é conhecida, mas há uma hipótese de que ela seja autoimune, quando o próprio organismo ataca a bexiga.
Cistite eosinofílica: esta forma é muito rara e seu diagnóstico é feito através de biópsia. Há uma infiltração da parede da bexiga, por um grande número de eosinófilos. Sua causa também não PE conhecida, mas há relatos de que ela possa ser desencadeada em crianças devido à utilização de certos medicamentos.
Cistite por radiação: pode ocorrer em pacientes que estão utilizando a radioterapia no tratamento de câncer.
Cistite hemorrágica.
O ato sexual influencia na incidência da cistite bacteriana, pois a bactéria pode ser introduzida na bexiga através da uretra durante a penetração do pênis na vagina. Quando há a multiplicação bacteriana mais rapidamente do que sua eliminação junto à urina, ocorre a afecção em questão. Existem uns fatores de risco para cistite, como: obstrução da bexiga ou uretra, devido à estagnação da urina, introdução de instrumentos no trato urinário, diabetes, gravidez, nefropatia analgésica e nefropatia de refluxo. Pessoas idosas