5555555
Nessa etapa, é preciso definir o que irá produzir (produtos / serviços), para quem irá produzir (público-alvo), no que será diferente de outros concorrentes (diferencial competitivo), entre outros.
Questão -2
Podemos definir empreendedorismo como o processo de aplicação de recursos na transformação de idéias e motivação em resultados práticos. De forma geral, empreendedorismo está associado à idéia de abertura de um novo negócio, o que não está errado, mas o termo também se aplica a quaisquer outras iniciativas que venham criar algo.
Questão -3
Com base na definição de empreendedorismo, podemos admitir que empreendedor é aquele que aplica seus recursos internos e externos na transformação de idéias em resultados. Por recursos internos, podemos entender a iniciativa, a criatividade, a ousadia, entre outras, e por recursos externos, seu patrimônio. Para enriquecer, podemos apresentar outras definições de empreendedor1:
Questão – 4
McClelland: “Indivíduo movido por realização”.
Schumpeter: “É o agente do processo de destruição criativa”. Filion: “É alguém que equilibra o sonhar com o fazer”.
Dolabella: “Alguém que sonha o sonho acordado e busca transformar o seu sonho em realidade”.
Questão – 5
Para Longenecker, Moore e Petty (apud CHIAVENATO, 2004), os empreendedores possuem três características básicas: necessidade de realização, disposição para assumir riscos e autoconfiança.
A primeira funciona como uma espécie de motor que impulsiona o empreendedor na direção de seus objetivos. Fornece-lhe energia e ânimo para prosseguir em seu intento até que consiga atingi-lo. Faz com que se sintam descontentes, desmotivados com o status quo, impele-os a competir, a querer cada vez mais.
A segunda opera como uma espécie de encorajador diante de tantos desafios com os quais se defronta. Da idéia inicial até sua concretização, o empreendedor se vê diante de muitos riscos: riscos financeiros, representados pela possibilidade de perda de todo ou