555555
A teoria da contindência preocupou-se com o desenho das organizações devido á influência da abordagem de sistemas abertos. Como as organizações vivem em um mundo de mudaça a sua flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente e á tecnologia. O desenho da estrutura organizacional deve ser função de um ambiente complexo e mutável e requer a identificação das seguintes variáveis:
Entradas: são as características do ambiente geral e principalmente do ambiente de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usúarios,concorrentese entidades regulamntadoras).
Tecnologias: Utilizadas para a execução das tarefas organizacionais, sejam sistemas concretos e físicos (máquinas, instalações e equipamentos), sejam sistemas conceituais e abstratos (know-how, poliíticas e diretrizes).
Tarefas ou funções: são as operações e os processos executados para obter determinadas saídas ou resultados.
Estruturas: são as relações existentes entre os elementos componentes de uma organização e incluem interações, a própria configuração estrutural dos órgãos e cargos, (aqlta ou achatada), interações entre orgãos e cargos, equipes, hierarquia da autoridade, ou seja, todos os esquemas de diferenciação e integração necessários.
Saídas ou Resultados: Que podem ser os objetivos almejados ou resultados esperados (quantidade e qualidade da produção, lucratividade, satisfação dos clientes, competitividade Processamento da informação por meio do desenho organizacional
O desenho organizacional constituí a busca de coerência entre áreas de decisão da organização como:
Estratégia organizacional: consiste em escolher qual é o domínio ou competência distintiva da organização. O domínio é determinado pelas escolhas de:
*Produtos ou serviços que a organização pretende oferecer.
*Consumidores ou clintes a serem servidos.
*tecnologia a ser utilizada.
*Situação em que o trabalho deve ser