5416433
1292 palavras
6 páginas
RENDAS CERTAS OU ANUIDADES Anuidades ou rendas certas é o nome que se dá aos pagamentos sucessivos tanto a nível de financiamentos quanto de investimentos.
Se a renda possui um número finito de termos será chamada de temporária caso contrário é chamada de permanente.
Agora, se os termos da renda certa forem iguais é chamada de renda certa de termo constante ou renda certa uniforme; senão é uma renda certa de termo variável
Finalmente, quando o período entre as datas correspondentes aos termos tiverem o mesmo intervalo de tempo , diz-se que a renda certa é periódica ; caso contrário é não periódica.
Exemplo
- Um financiamento de casa própria é um caso de renda certa temporária, de termo variável (sujeito à variação da TR) e periódica.
- Um financiamento de eletrodoméstico é um caso de renda certa temporária, de termo constante (você sabe quanto pagará de juros) e periódica.
- Já a caderneta de poupança pode se considerar como um caso de renda certa perpétua (pelo menos enquanto o dinheiro estiver à disposição para aplicação ), de termo variável e periódica. As rendas periódicas podem ser divididas em :
Postecipadas
Antecipadas
Diferidas
As Postecipadas são aquelas na qual o pagamento no fim de cada período e não na origem.
Exemplo: pagamento de fatura de cartão de crédito
As Antecipadas são aquelas na qual os pagamentos são feitos no início de cada período respectivo.
Exemplo: financiamentos com pagamento à vista
E as Diferidas são aquelas na qual o primeiro pagamento é feito após um determinado período.
Exemplo: promoções do tipo, compre hoje e pague daqui a x dias
CALCULANDO VALOR ATUAL EM CASOS DE RENDAS CERTAS
Trabalharemos aqui com cálculos de renda certas do tipo periódicos, de termos constantes e temporários, os quais são , usualmente, os mais pedidos em concursos.
Para se calcular o Valor Atual num caso de Rendas Certas, a fórmula a ser utilizada depende de ser postecipada , antecipada ou diferida. Assim , se for: