503
MARKET METAMORPHOSE AND EDUCATION
2
DUARTE, Bárbara Regina Gonçalves Vaz
HYPOLITO, Álvaro Moreira3
RESUMO
Este trabalho busca entender o Projeto Escola de Fábrica, perpassando por categorias como as competências, a empregabilidade, a qualificação e a formação profissional e as identidades do jovem trabalhador no contexto da globalização, configurando-se em um estudo de caso que envolve alunos, docentes e gestores, dos cursos ministrados no CEFET/RS, o qual se insere no Projeto como instituição formadora e certificadora.
Palavras-Chave: Formação Profissional; Classe trabalhadora; Identidades.
ABSTRACT
This work intends to analyze the Factory School Program using categories such as competence, employability, skilling and professional education in order to understand how young workers’ identities has been constructed in the context of globalization. It is a case study with students, teachers and supervisors of courses of the program.
Key-Words: Vocational Educational; Working class; Identities.
1
2
3
Este texto resulta de análises preliminares dos dados de uma pesquisa em andamento sobre o
Projeto Escola de Fábrica e a construção da identidade de jovens trabalhadores, desenvolvida junto ao PPGE da UFPel. E-mail: alvaro.hypolito@gmail.com
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel
Professor Orientador do PPGE/UFPel.
DAS QUALIFICAÇÕES ÀS COMPETÊNCIAS
Trabalho & Educação – vol.17, nº 2 – Maio / jago 2008.
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho neste final de século puseram em curso novas demandas de educação, estabelecendo os contornos de uma nova pedagogia. Devido a essas mudanças é possível observar distintas exigências para a educação dos trabalhadores.
No taylorismo/fordismo os trabalhadores executavam, ao longo de sua vida produtiva, praticamente as mesmas tarefas e atribuições exigidas por processos técnicos, para o que era suficiente alguma escolaridade, curso de treinamento
profissional