5 A IMPORT NCIA DO CRM NAS ORGANIZA ES
3852 palavras
16 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CRM NAS ORGANIZAÇÕESFrancieli Adriani Welter1
Taciane Didonet2
Denise Felber 3
Bianca Letzow4
Nedisson Luis Gessi5
RESUMO
Com o propósito de gerenciar as estratégias de marketing de uma organização, desenvolveu-se um estudo sobre o CRM, uma ferramenta que vem auxiliando as organizações na gestão de relacionamento com seus clientes, tanto para conhecê-los melhor, como também entender e identificar suas necessidades. O artigo procura abordar as vantagens do CRM, seus benefícios, objetivos, os recursos utilizados para alcançá-los e caso de sucesso referente a sua utilização. A metodologia utilizada para a obtenção das informações foi obtida através de pesquisa bibliográfica, como também através de outras fontes como a internet. Dentre os principais resultados obtidos foi possível perceber, através do estudo de casos de sucesso, que as organizações estão apostando cada vez mais na utilização do CRM, pois através dessa ferramenta é possível gerenciar e fidelizar os clientes, inclusive identificar os mais lucrativos.
Palavras-chave: CRM- Organização- Cliente.
INTRODUÇÃO
Um dos desafios de uma empresa é conquistar e manter clientes, responsáveis diretos por seus resultados operacionais ao final de cada período. Tratando-se de uma tarefa de difícil realização, pois, atualmente, as pessoas têm à sua disposição uma gama enorme de marcas, produtos e preços (COBRA apud SANTOS, 2009).
Com o propósito de suprir esta necessidade o CRM 6, atua nas organizações, caracterizando-se como uma ferramenta de marketing, consideravelmente inovadora com o propósito de gerenciar a carteira de clientes tendo como objetivo principal aumentar o lucro da empresa.
Neste artigo procurou-se fazer um estudo sobre o auxilio do CRM no departamento de marketing de uma organização e suas vantagens, bem como, entender sua divisão e a forma como cada parte atua na gestão de relacionamento empresa/cliente. Ainda buscou-se compreender a implementação do CRM em uma organização, portanto,