Artrologia
1. Conceitue e dê as funções das articulações
Conceito: Articulação é a junção de dois ossos e / ou cartilagens, de acordo com o tipo de tecido interposto, onde possuem vários tipos de movimentos sendo sua maior ou menos mobilidade. Com ele andamos, pulamos, corremos e outra serie de movimentação.
Funções: Tem como principal função a movimentação dos ossos, tipos fixas, semi-moveis e moveis. Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma durante o parto. Além de realizar movimentos em resposta a contração muscular , protege órgãos e absorve impactos.
2. Explique a nomenclatura das articulações
Quando possuímos uma articulação entre dois ossos de nomes iguais, usamos a palavra "INTER" mais o nome do osso. Exemplo: INTERFRONTAL
(frontal osso do crânio). Existe exceções como junção dos nomes ex : entre a escapula e o úmero fica escápulo-umeral, apenas altera a ultima letra Ou não muda nada Úlmero + rádio + Ulna = Úlmero rádio ulna.
3. A classificação das art. pode ser feita em função do tipo de tecido
interposto entre os ossos. Assim, defina cada tipo e comente sobre suas principais características morfológicas e funcionais.
Articulações fixas ou imóveis: caracterizam-se por uma quase total falta de mobilidade, pois são articulações constituídas pela sólida união de dois ou mais segmentos ósseos. São os tecidos fibrosos entre os ossos, que caracterizam em dois tipos: Sindesmoses e suturas, a diferença entre eles é que a sindesmoses possui mais tecido fibroso.
Função: formam uma camada protetora dos tecidos moles que revestem o exterior do esqueleto.
Ex: ossos do crânio e da face (sutura) e tíbia-fibula (sindesmose)
Articulações semi-móveis: são muito pouco móveis, pois os ossos ligados através de articulações deste tipo não estão diretamente unidos entre si, encontrando-se separados por uma estrutura