5 passos para desenvolver inteligencia emocional
"Conheço muitas pessoas que deixaram de alcançar melhores cargos por terem perdido o equilíbrio", diz coach
Desenvolvendo a inteligência emocional
O especialista garante que a inteligência emocional pode ser desenvolvida, por meio de trabalhos que envolvem algumas competências do indivíduo. Ele conta que, durante seus trabalhos, procura se basear nos programas de coaching desenvolvidos por Daniel Goldman. Veja o texto elaborado por Cruz, que traz as cinco áreas que devem ser trabalhadas pelo profissional:
Eu me conheço: é a área do autoconhecimento, a sinceridade que cada um tem consigo mesmo para avaliar as suas habilidades de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir. Pare alguns minutos antes de enfrentar um desafio que gera tensão emocional e pergunte-se: Qual é a emoção que estou sentindo neste momento? Como eu posso pensar e agir diferente nesta situação?
Eu me gerencio: nesta etapa, busco trabalhar o autocontrole, que permite à pessoa pensar antes de agir, conseguindo, assim, administrar seus impulsos, para não explodir e depois se arrepender. É importante ter a capacidade de se adaptar às situações para alcançar um objetivo, além de flexibilidade e foco em momentos de pressão. Tenha sempre um objetivo em mente e pense quais seriam os passos para alcançá-lo. Pergunte-se freqüentemente: qual comportamento construtivo eu posso ter agora para alcançar meu objetivo?
Motivação: os indivíduos têm um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento temporal e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados positivos. Mobilize pessoas para alcançar a realização. Uma pessoa motivada tem iniciativa e persistência. Reflita: