5 estudo dirigido TECTÔNICA PLACAS
DCN / GEOLOGIA - PROFa. ANDREIA SANCHES
CURSO: __________________________________________
ALUNO:___________________________________________
ESTUDO DIRIGIDO / TECTÔNICA DE PLACAS
1. Sabendo-se que o Brasil e a África começaram a se separar a cerca de 115 Milhões de anos atrás, comente, de acordo com a teoria de tectônica de placas, quais os mecanismos que levaram à formação do Oceano Atlântico.
2. O Brasil é considerado um país estável tectonicamente. Portanto, como você justifica a presença de terremotos em algumas regiões deste país?
3. Explique qual a influência da deriva continental no relevo terrestre. Cite dois exemplos em situações de convergência e divergência de placas.
4. Quais são os três principais tipos de limites de placas? Descreva o movimento relativo da placa em cada um desses limites
5. O que é espalhamento do assoalho oceânico e onde ocorre este espalhamento ativo hoje?
6. O que é zona de subducção? Com qual tipo de limite de placa ela está associada?
7. Se o assoalho oceânico está aumentando ou se espalhando, que fato ocorre simultaneamente que impede que a superfície da Terra esteja aumentando?
8. Descreva brevemente como se formou a cadeia de montanhas dos Himalaias.
9. Como os hot spots e a teoria da tectônica de placas contribuem para o fato de que as ilhas havaianas variam em idade?
10. Coloque V(verdadeiro) ou F(falso) nas afirmativas abaixo, CORRIGINDO as falsas.
a) A teoria de Wegener admitia que os próprios continentes, com massas geológicas mais leves, deslocaram-se à maneira de jangadas flutuando sobre um mar semilíquido de magma, enquanto na teoria moderna a superfície da Terra se acha dividida em placas móveis, das quais os continentes fazem parte.
b) A teoria criada por Wegener determina que os continentes estiveram unidos no passado geológico e comprovou isso pela análise da idade das rochas que compõem o assoalho oceânico.
11. Através do estudo da tectônica de