Artigo cirurgia recontrutiva
1589 palavras
7 páginas
NASSIF FILHO, ACN et al.Relato de Caso
Cirurgia reconstrutiva de lábio inferior com recuperação estético-funcional. Relato de dois casos
A.C.N. NASSIF FILHO, J.R. SHIBUIO, R.G. TARLÉ, J. ARNOUD, J.E.G. MAESTRI
Serviço de Otorrinolaringologia, Serviço de Dermatologia, Ambulatório de Cirurgia Dermato-Facial da Santa Casa de Misericórdia de
Curitiba, Curitiba, PR.
RESUMO — Este artigo relata dois casos de pacientes com carcinoma espinocelular extenso em lábio inferior, submetidos a cirurgia reconstrutiva, utilizando o retalho de avançamento lateral com reconstrução do vermelhão labial.
Objetivo do trabalho: descrição da técnica de reconstrução com retalho de avançamento lateral, levando-se em consideração a recuperação não somente funcional, mas também estética do paciente.
INTRODUÇÃO
O câncer de lábio é a lesão maligna mais freqüente da cavidade oral, constituindo 15% dos cânceres da cavidade oral. O câncer de lábio inferior é vinte vezes mais prevalente que o câncer de lábio superior¹.
A incidência de metástase regional ou a distância varia de 11% 2 a 18% 3 , segundo alguns autores.
As lesões maiores que 2cm, lesões pouco diferenciadas ao exame anatomopatológico, lesões de comissura ou lábio superior, presença de metástases em gânglio linfático e invasão perineural são de pior prognóstico 1.
Os lábios são constituídos, basicamente, de pele, músculos e mucosa.
Os músculos são compostos, principalmente, de músculos estriados (músculo orbicular da boca), que são responsáveis pelo movimento dos lábios.
O “vermilion” — vermelhão do lábio — é zona de transição entre pele glabra e a membrana mucosa, encontrada somente em humanos¹.
A epiderme é característica, com proeminente extrato lúcido e fina camada córnea. A derme papilar é rica em vasos capilares, o que dá cor vermelha dos lábios. Não contém cabelos ou glândulas sudoríparas, com poucas glândulas sebáceas. DESCRIÇÃO DOS CASOS
Este trabalho consiste na apresentação de dois pacientes com lesões extensas de