Trabalho Patrimonio Historico 01 De Setembro 2015
INTRODUÇÃO 4
1 palácio rio branco 5
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre patrimônio cultural, mais concretamente sobre a história do Palácio Rio Branco, sua construção o tempo em que foi abandonada, sua revitalização e a importância que ele possui para o estado dentro do contexto cultural.
1 PALÁCIO DE RIO BRANCO
Sua primeira instalação deve-se a sua construção para servir de sede da prefeitura departamental do alto acre, em 1908, onde foi erguido um casarão de madeira. Nessa ocasião o Acre ainda não pertencia à república federativa, que só viria a acontecer em 1962.
Com 18 anos de funcionamento, o então governo do estado chegou à conclusão de que “o prédio não possuía mais nenhuma condição de continuar funcionando e principalmente representando sede do poder executivo no acre”.
Em 15 de junho de 1929, Hugo Carneiro lançou a pedra fundamental para a construção do palácio de Rio Branco, o prédio foi inaugurado em inacabado em 1930 sendo construído aos poucos e totalmente inaugurado no governo José Guiomard dos santos.
Nas décadas de 1980 e 1990, o palácio sofreu drástico abandono, e alguns de seus valores foram danificados. Revitalizado por Jorge Viana passou a contar a história da formação do Acre a mostrar parte do seu patrimônio cultural e arqueológico, como os geóglifos, as formas geométricas de milhares de anos localizados no vale do acre. A Revolução Acreana, a vida seringueira, os empates e a luta de Chico Mendes.
O palácio Rio Branco foi tombado em dezembro de 2005, passando a ser patrimônio histórico do Acre. Atualmente abriga o museu histórico do Acre e sedia solenidades e cerimonias oficiais em seus salões nobres. A partir de seu tombamento e graças ao titulo concedido como patrimônio estadual passa a ter garantia de que a estrutura será mantida.
.
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
A posição do palácio Rio Branco como ícone da