5 de Outubro
Ana Margarida, nº 2
Gabriela Pereira, nº 11
Sara Catarina , nº 23
Sara Filipa, nº24
Introdução:
O tema deste trabalho é o 5 de Outubro. Um dia em que o nosso país deixou de ser governado por reis, uma monarquia, e passou a ser governado por um presidente, ou seja implantou-se o regime republicano. Mas para isto acontecer, os militares organizaram um ataque ao rei e ao seu filho e… temos pena mas não vos podemos contar mais nada por agora, esperem para ver!
Portugal, já antes da proclamação da república tinha sofrido outras revoluções. No ano de 1891, a sociedade portuguesa estava cada vez mais descontente, e a crise económica, financeira, social e politica não acabava.
Então para acabar com tudo isto, uns revolucionários republicanos no dia 1 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço (Lisboa), preparavam um ataque. Quando o rei D. Carlos soube da revolução, estava a passar férias no Brasil, e veio imediatamente para Portugal para ver o que se passava.
Iam a passar de carruagem quando dois revolucionários atiraram e mataram o rei e mesmo a seguir o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, morrendo no local. Quem o sucedeu foi o seu segundo filho D. Manuel, mas o seu reinado foi muito curto acabando com a proclamação da república.
Na madrugada de 4 de Outubro, pelas 3 horas da manhã, os soldados preparam-se para atacar o palácio das Necessidades (em Lisboa). Mal as pessoas souberam da revolução começaram a fazer uma confusão. Os soldados instalaram-se na Rotunda e puseram bombas nos símbolos da monarquia.
Como as tropas monárquicas estavam desorganizadas, D. Manuel não comandou as suas tropas, retirando-se assim de Mafra, no dia 5 de Outubro, partiu para Inglaterra conjuntamente com D.ª Amélia e D.ª Maria Pia.
Nessa mesma manhã de 5 de Outubro, a partir da varanda da