5 de Outubro
O Partido Republicano
Em 1876, formou-se o Partido Republicano Português, que propunha substituir a Monarquia pela Republica. O país deixaria de ser governado por um rei que herdava o poder (Monarquia Hereditária) e passaria a ter um presidente eleito por um tempo determinado (República).
O partido republicano propunha ainda numerosas medidas para modernizar Portugal e melhorar as condições de vida dos mais pobres.
A 31 de Janeiro de 1891 rebentou no Porto uma revolta contra a Monarquia (este acontecimento demonstrou o descontentamento dos portugueses em relação ao regime Monárquico e a aceitação, cada vez maior, das ideias republicanas).
O Regicídio
Foi neste ambiente de descontentamento e luta politica que, a 1 de fevereiro de 1908 se deu o regicídio (o Rei D. Carlos I foi morto a tiro quando passava, de carruagem, pelo Terreiro do Paço em Lisboa, no seu regresso de Vila Viçosa, onde tinha enormes propriedades).
Com ele morreu o herdeiro do trono, D. Luís Filipe.
5 de Outubro
D. Manuel II (Segundo filho de D. Carlos I), na tentativa de se opor á crescente força republicana, tentou governar com o apoio de todos os partidos monárquicos.
Porem, a sua falta de preparação para reinar (tinha apenas 18 anos), as intrigas de que o rodeavam e o número crescente de simpatizantes do partido republicano fazia prever o fim próximo da monarquia. Com efeito, na madrugada de 4 de outubro de 1910, iniciou se em lisboa a revolução republicana. Os militares republicanos e os populares pegaram em armas e grande parte concentrou se na rotunda, atual praça Marquês de Pombal, em lisboa. A marinha de guerra bombardeou o palácio das necessidades, onde se encontrava a família real, que se pôs em fuga. Embora as tropas fieis a monarquia fossem em número superior, não conseguiram organizar se para acabar com a revolta.
Como podemos concluir, a revolução republicana saiu vitoriosa. Na manha de 5 de Outubro de 1910 foi