5. Contabilidade/processo decisório
5.1. Conceitos de Organização e Empresa
Organização
Organização como uma unidade ou entidade social, na qual pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Neste sentido, a palavra organização denota qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. (CHIAVENATO, 1993, p.329).
Empresa
“Vimos que as empresas são classes de organizações, isto é, são unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos: a sua razão de ser é servir a esses objetivos”. (CHIAVENATO, 1994, p.61).
Segundo CHIAVENATO (1994), “as empresas constituem um exemplo de organização”, por isso compreendemos que não há diferença entre ambas podendo considerar a empresa em estudo uma organização ou como já mencionado, uma empresa.
5.2.Características de uma Empresa
O Escritório Conthábil é bem estruturado, visando um ótimo atendimento e satisfação dos clientes, sendo que sua eficiência, eficácia e excelência se reflete em seu resultando perante a sociedade.
5.3.Recursos que a Empresa utiliza
A empresa constitui um ponto de convergência de inúmeros fatores de produção, isto é, recursos produtivos. ....Tradicionalmente os fatores de produção têm sido apontados genericamente em todo o processo produtivo como sendo: natureza, capital e trabalho.(CHIAVENATO, 1994, p.67).
“Recursos financeiros: referem-se ao dinheiro sob a forma de capital, fluxo de caixa (entradas e saídas), empréstimos, financiamentos, créditos etc., em disponibilidade imediata ou mediata para fazer frente aos compromissos da empresa”. (CHIAVENATO, 1994, p.69).
“Recursos humanos: são as pessoas que ingressam, permanecem ou participam da empresa, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa”. (CHIAVENATO, 1994, p.69).
Recursos físicos ou materiais: São os recursos necessários para garantir as operações básicas das empresas,... englobam também, e principalmente, o próprio processo produtivo, a