Teoria das restrições e contabilidade gerencial
Texto: Teoria das Restrições e Contabilidade Gerencial
1) Qual é o objetivo do texto?
O objetivo do texto é demonstrar que a rentabilidade da empresa nem sempre está relacionada unicamente ao aumento de produção, mas sim à redução do estoque baseada na teoria das restrições. Além disso, trata das medidas de maximização de desempenho das organizações.
2) Que dados empíricos foram analisados?
Não houve abordagem empírica, apenas simulações de aumento de lucro e compreensão de dados teóricos.
3) Qual foi a abordagem utilizada na análise?
Os autores utilizaram comparações de metodologias defendidas por outros estudiosos da mesma área. Também aborda a Contabilidade Gerencial através do “rateio de custos desenvolvido a partir do custeio com base em atividades (ABC) e o critério com base na contabilidade dos ganhos (TOC)”.
4) Descreva os dois argumentos mais importantes.
O primeiro argumento baseia-se na teoria das restrições, em que é preciso analisar primordialmente o tempo de gargalo para que haja uma melhor utilização dos meios de produção, ou seja, trata de uma restrição física. O segundo baseia-se nos diferentes processos decisórios em sistemas gerenciais baseados no mundo dos ganhos ou dos custos.
5) Qual foi a conclusão?
A globalização dos mercados nacionais conduziu às empresas uma elevação de seus níveis de produtividade a fim de sobreviverem. Todavia, esses avanços não foram acompanhados pelas técnicas contábeis. Por esse motivo, houve o surgimento de metodologia de rateio dos custos de fabricação dos produtos: ABC (alteração de enfoque, mas seu processo decisório ainda apresentava distorções – poucas linhas de produtos) e TOC (ligação mais estrita entre contabilidade e produção).
6) Qual seria uma decorrência importante desta conclusão para a tua área de conhecimento profissional?
Uma decorrência importante desta conclusão para a Contabilidade é a não separação do processo decisório e contabilidade