465
Para pertencer a sociedade da informação basta ter o acesso a Internet, as páginas de informação, aos bancos de dados de bibliotecas virtuais, aos artigos científicos, e toda a gama de informações advindas de jornais, revistas, clipping e feeds de notícias do mundo inteiro. Já a «Sociedade do Conhecimento» surgiu através das redes sociais, das interações e colaborações, entre os indivíduos membros e discutem questões, refletindo sobre elas, ensinando e aprendendo, umas com as outras, em todas as áreas de conhecimento. Fazem parte desta sociedade aqueles que, mostram que participam das redes sociais, interagem com as pessoas, troca informações. A dificuldade agora não é mais saber conteúdos, já que os mesmos estão espalhados em todos os lados da internet, mas sim quais informações são importantes e relevantes para o crescimento cognitivo, como essas informações vão mudar o modo de ver o mundo e de fazer as pessoas crescerem intelectualmente. A «Sociedade do Conhecimento» defende a participação em redes sociais, de se interajirem mais, colaborar com o que você sabe e pergunte mais, procurar saber, trocar ideias e informações. Não basta ter acesso ao dicionário gigante de informações é preciso que ele faça sentido a todos nós e o laboratório de troca de experiências são as redes sociais. SUGESTÕES E ALGUMAS IDEIAS PARA ENTRAR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
1) Nunca mais pare de estudar, de se capacitar, de se habilitar. O mundo não vê com bons olhos quem se julga pronto, acabado, realizado.
2) Participe das redes sociais. Existem milhares. Mas escolha aquelas que irão acrecentar no seu portfólio profisisonal.
3) Desenvolva a prática saudável de produzir informação (blogs,