40 890 1 PB
© 2013, copyright by IFSP
4º Congresso Científico da Semana Tecnológica – IFSP
22-25 de outubro de 2013, Bragança Paulista, SP, Brasil
SIMULAÇÃO DE PROCESSOS DE ESTAMPAGEM: UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA
Douglas Bellomo Cavalcante
Écio Naves Duarte, Dr.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo
RESUMO. Os processos de estampagem são de suma importância para a indústria, principalmente a automotiva, a naval e a aeroespacial. A simulação computacional desses processos passou a ser fundamental para garantir produtividade, qualidade e baixo impacto ambiental. Esse artigo faz uma breve revisão da bibliografia pertinente ao assunto, com foco principal à simulação de estampagem profunda. Elucida as pesquisas recentes em materiais utilizados na estampagem, bem como a modelagem numérica dos mesmos. Trata da aplicação da simulação em pesquisas científicas na área de estampagem, elucidando de forma resumida o conceito de similitude em engenharia. Conceitua o método dos elementos finitos (MEF), um dos mais utilizados nos programas comerciais para simulação de estampagem.
Efetua uma breve comparação entre os resultados de pesquisas que usam processos experimentais e simulados.
Enumera alguns das principais pesquisas internacionais na área. Conclui que a simulação é importante para as pesquisas científicas e para a indústria, mas não substitui completamente as análises experimentais.
Palavras-chave: estampagem. simulação. método dos elementos finitos. similitude em engenharia.
1. INTRODUÇÃO
O processo de conformação por estampagem é fundamental para a indústria moderna, com destaque para os setores automotivo, naval e aeroespacial. É um processo que “como uma tecnologia de produção em larga escala, (...) fornece possibilidades eminentes de produção de componentes leves a custos reduzidos” (KLEINER; GEIGER; KLAUS, 2003).
A redução de massa nos componentes mecânicos é uma tendência geral, devido às questões econômicas,