4
Eram baseadas em um determinismo biológico. Os homens agem diferencialmente porque são biologicamente diferentes e essas divergências são resultantes de um processo evolutivo. Algumas raças já teriam percorrido todas as etapas desse processo e, por isso, consideradas superiores. Outras estariam no meio do caminho, algumas delas ainda não superaram as primeiras etapas, portanto são consideradas inferiores.
5- Cite e explique as críticas feitas ao evolucionismo enquanto linha ou método de desenvolvimento da Antropologia no seculo XIX.
As criticas ao evolucionismo se concentravam na suposição de que o desenvolvimento das sociedades humanas se dera mediante uma unica linha, dai o termo evolucionismo unilinear. Em outras palavras, cada sociedade deveria passar pelas mesmas etapas de evolução que foram ultrapassadas pelas sociedades do mundo ocidental. Como a invenção da roda que foi considerada como um pré-requisito para o desenvolvimento de qualquer civilização. Os Astecas construiram uma grande civilização sem jamais ter inventado a roda.
6- Contextualize a formação da Antropologia Cultura no século XX, a partir dos principais antropólogos culturais. (citar e explicar suas ideias, áreas a cerca da cultura).
O século XX, para a antropologia cultural, começou de fato em 1896, quando Boas publicou seu artigo As limitações do método comparativo em Antropologia, no qual refutou o método evolucionista e defendeu a necessidade do estudo histórico do desenvolvimento de cada sociedade. Com isso formulou as bases de uma abordagem teórica que foi denominada de particularismo histórico, que caracterizou a chamada Escola Cultural Americana, segundo a qual cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou.
Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma