4 Visão de peter sangue
A prática da maestria pessoal gera um sentimento de satisfação que renova as energias e reforça a confiança na capacidade de realizar a visão pessoal e coletiva, aumentando a compreensão das tensões criativas, a acertividade das escolhas, o sentimento de realização individual e compartilhado.
◊ Modelos mentais, imagens e narrativas internas que cada um produz sobre si mesmo e sobre o mundo, que atuam como filtros para as percepções e reações. Sua prática faz com que o caráter arbitrário dos mecanismos defensivos venha à tona, aumentando a consciência sobre a sua constituição e abrindo espaço para o entendimento dos mecanismos internos (modelos mentais) das outras pessoas.
É possível assim enriquecer os processos de interlocução e de compreensão de cenários a partir de diferentes visões sobre os clientes (o que os leva a procurar um assunto /produto/ serviço um determinado site?), concorrentes (a partir de que pressupostos percebo que os concorrentes agirão de uma determinada forma?), tendências (quais os possíveis rumos a tomar, como o mercado estará daqui a um tempo?), abrindo caminho para a transformação e o aperfeiçoamento do modelo de negócio.
◊ Visão compartilhada é a perspectiva de futuro que une as pessoas numa organização. É construída a cada dia através da articulação dos sentidos comuns de visão, valores, objetivos tanto em relação ao universo interno quanto em relação ao mundo exterior.
Esta articulação gera uma compreensão do propósito profundo da existência da comunidade, que transforma a atitude reativa em criadora, motivadora das realizações e