Amor
GRAVATAÍ
COMPONENTE CURRICULAR: Enfermagem e Obstetrícia
ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO
ORGÃOS GENITAIS EXTERNOS:
VULVA –Trata – se de um conjunto de órgãos femininos externos do qual fazem parte:
Monte pubiano ou monte de Vênus – Coxim gorduroso de tecido adiposo e conjuntivo sobre a sínfese púbica. Após a puberdade fica recoberto de pêlos.
Grandes lábios – Duas grandes pregas cutâneas que protegem internamente a vulva como um todo.
Pequenos lábios – duas finas pregas cutâneas que ficam localizadas entre os grandes lábios.
Atrás dos pequenos lábios diminuem sua largura e se reúnem também em uma comissura denominada fúrcula.
A frente dos pequenos lábios se dividem em duas pregas , uma anterior , que se reúne à do lado oposto, contornando o clitóris para formar o prepúcio; a outra se prende à parte inferior do clitóris, unindo –se à do lado oposto para formar o freio e o clitóris.
Clitóris – Corpúscilo pequeno, composto de tecido eréctil contendo vasos e nervos. É extremamente sensível e importante para a excitação feminina.
Orifício uretral – pequena abertura da uretra situada entre o clitóris e o orifício vaginal. Os dutos das glândulas de Skene têm um calibre muito pequeno e se abrem exatamente de cada lado do meato uretral. ( Estas glândulas de Skene têm a mesma função das de Bartholin. São pequenas, parauretrais, cujo canal excretor se abre de cada lado da papila uretral .)
Orifício Vaginal – abertura da vagina parcialmente coberta pelo hímen. ( O hímen é uma membrana delgada que possui um pequeno orifício pelo qual escoa a menstruação. Geralmente é rompido durante o primeiro coito. Após o parto, os resquícios do hímen são chamados de carúnculas himenais).
Glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores- Localizam – se uma de cada lado do orifício vaginal e normalmente são pequenas e não palpáveis. Elas secretam muco, cujo aumento se dá durante a excitação sexual e o coito