4 Resumo Solange
1- Introdução
Positivismo lógico é uma posição filosófica geral, também denominada empirismo lógico ou neopositivismo, desenvolvido por membros do Círculo de Viena com base no pensamento empírico tradicional e no desenvolvimento da lógica moderna.
Surgiu no início de século XX com o círculo de Viena. Em princípio, o Círculo de Viena, liderado por Moritz Schlick, era um grupo de discussão constituído por cientistas e filósofos com o objetivo de criar uma nova filosofia da ciência com uma rigorosa demarcação do científico e do não científico.
2- O manifesto programático do “Wiener Kreis”
Em 1929, sob responsabilidade de Neurath, Hahn e Carnap, era publicado o “manifesto” do Círculo de Viena, a concepção científica do mundo.
As linhas essenciais do programa neopositivista, formuladas no escrito programático do grupo, eram as seguintes:
1) A formação de uma ciência unificada, abrangendo todos os conhecimentos fornecidos pela física, ciências naturais, psicologia etc.;
2) O meio para tal fim devia consistir no uso do método lógico de análise elaborado por Peano, Frege, Whitehead e Russell;
3) Os resultados da aplicação desse método ao material das ciências empíricas seriam: a) a eliminação da metafísica; b) uma contribuição para a clarificação dos conceitos e das teorias da ciência empírica e para a clarificação dos fundamentos da matemática.
3- As teorias fundamentais do neopositivismo
No que se refere às teses de fundo da filosofia dos neopositivistas, deve-se dizer que, embora com discordâncias, eles afirmaram:
1) O princípio de verificação constitui o critério de distinção entre proposições sensatas e proposições insensatas, de modo que tal princípio se configura como critério de significância que delimita a esfera da linguagem sem sentido, que leva à expressão o mundo das nossas emoções e dos nossos medos.
2) Com base nesse princípio, só tem sentido as proposições passíveis de verificação empírica ou factual, ou seja, as afirmações das ciências