4 fatores de sucesso
1. Autoconhecimento das características pessoais
O autoconhecimento é essencial. Uma pessoa que se conhece, que sabe do que gosta e que tem consciência dos seus pontos fortes e fracos terá muito mais facilidade para descobrir um empreendimento que lhe dê prazer e realização pessoal e, também, para moldá-lo de acordo com seus próprios valores e trabalhar com suas limitações.
2. Planejamento: ponto de partida para o sucesso
Independentemente do tamanho e do tipo de empreendimento que se queira criar, a tarefa número um do empreendedor que deseja encurtar o caminho e reduzir os riscos de fracasso é montar um plano de negócios. Ele precisa ser minucioso e deve levar em conta:
A análise detalhada de quem serão os clientes, os concorrentes e os fornecedores;
Os cenários (econômico, político, social, ambiental, cultural);
Os diferenciais competitivos - no que a empresa será diferente da concorrência;
As competências internas que a empresa terá - o que a empresa sabe fazer bem;
A avaliação dos recursos disponíveis - dinheiro para investimento e para capital de giro, instalações e equipamentos.
Quanto maior o tempo dedicado ao plano de negócios e mais detalhado ele for, maiores serão as possibilidades de êxito e maior será a coragem para tomar a decisão de iniciar a empresa.
3. Preparo para administrar o seu negócio
Talentos, aptidões e competências para administrar um negócio podem ser desenvolvidos e aprimorados em cursos rápidos de profissionalização empresarial disponíveis no mercado. O SEBRAE/PR oferece vários cursos que reúnem diversas soluções com essa finalidade. Além destas informações, o futuro empresário deve pesquisar sobre as particularidades