Relatório
Mistura 1 – NaOH + Na2CO3:
Ao colocar no tubo de ensaio 1, 10 gotas de NaOH e 10 gotas de Na2CO3 não foi percebida nenhuma reação visualmente. Isso ocorreu porque o NaOH é uma base e o Na2CO3 é um sal básico, pois é proveniente da reação de neutralização entre o H2CO3 + NaOH, logo, um ácido fraco + base forte faz com que ele adquira característica básica. Uma substância básica não tende a reagir com outra de mesmo caráter. Logo, não houve nenhuma reação.
FOI O QUE ACHEI, NÃO SE ESTÁ CERTO.
Mistura 2 – NaOH + H2SO4:
Ao misturar as duas soluções, também não foi percebida nenhuma reação visualmente. Mas sabe-se que toda reação que envolve um ácido e uma base o resultado é um sal e água. Logo:
Global: H2SO4 + 2NaOH ==> Na2SO4 + H2O
Ionica: H(+) + OH(-) ==> H2O
Mistura 3 – NaOH + CuSO4:
Ao adicionar as duas soluções no tubo de ensaio 3, observou-se uma mistura azul mais escura que o CuSO4 e formou-se precipitado.
A reação ocorrida foi:
CuSO4 (aq) + 2NaOH (aq) Cu(OH)2(s) + 2Na+ (aq) + SO42- (aq)
Mistura 4 - NaOH com Na2S
Ao adicionar a solução de sulfeto de sódio na solução de hidróxido de sódio, não foi percebida nenhuma reação visualmente.
Mistura 5 – NaOH com Zn(CH3coo)2
Ao misturar hidróxido de sódio com com acetato de Zinco, formou-se um precipitado branco e líquido transparente gelatinoso.
Com hidróxido de sódio: Adicione hidróxido de sódio a uma solução de íons zinco e verifique a formação de um precipitado branco gelatinoso de Zn(OH)2.
Zn2+(aq) + 2 OH-(aq) Zn(OH)2 (s) O precipitado é solúvel em excesso de reagente (1), pela formação do íon complexo tetrahidroxizincato (II), e também em meio ácido (2).
1) Zn(OH)2 (s) + 2 OH-(aq) [Zn(OH)4]2-(aq)
2) Zn(OH)2 (s) + 2 H+(aq) Zn2+(aq) + 2 H2O (l)
Mistura 6 – NaCO3 com H2SO4
Ao adicionar as 10 gotas de ácido sulfúrico na solução de carbonato de sódio, foi observado a liberação de gás.
Global: Na2CO3 + H2SO4 ==> Na2SO4 + CO2 + H2O