4 coisas que o olho humano procura numa foto
Publicado em 10 set 2015
Por : Klarck Lansing 415 0 1 417 0instagram0
É imprescindível que o fotógrafo saiba como o telespectador irá encarar e ler suas imagens
Fotos: Klarck Lansing
Se você está navegando neste blog, deduzo que você quer sair de sua zona de conforto. Com certeza você procura fazer fotos boas – mas isso é muito relativo. Uma foto pode ser boa para uma pessoa, e nem tanto para outra. Muitas vezes até mesmo uma foto premiada é idolatrada por muitos e odiada por outros. Para exemplificar, nesse ano tive uma foto premiada no terceiro round da Bride Association (imagem acima). Essa foto foi premiada, acredito eu, pelo quesito artístico – já ouvi dezenas de interpretações dela. Alguns interpretam como alguém se autoconhecendo. Outros acreditam que ela está no mar, mergulhando em suas emoções. Já ouvi dizer também que parece que a noiva faleceu e foi para o céu. Mas quase todos dizem a mesma coisa: “Foto incrível. Mas na minha opinião ela não transmite nada”.
Bom, talvez isso seja verdade. O que ela transmite é muito relativo, muito interpretativo, muito pessoal. Mas existem, na minha opinião, quatro coisas que fazem o telespectador se prender na imagem, e mesmo que possa reclamar de algum detalhe técnico, emotivo ou qualquer outra coisa, existem motivos matemáticos e psicológicos que nos fazem gostar da foto. Talvez os fotógrafos, que são mais entendidos no assunto não goste disso ou daquilo, mas são fotografias simples – que não tem erro – e que todos os noivos gostam.
1º) Luz
Nossos olhos procuram a luz e a cor. Um ótimo exemplo disso é o low key. Veja a foto abaixo. Nosso olho é levado diretamente até a luz. O preto ou branco não chama atenção, pois são as cores do espectro sem luz (preto) ou completamente iluminado (branco). Mas a forma como a luz é composta ou desenhada prende a visão, direciona o olhar. Na foto abaixo, temos outros aspectos que chamam a atenção, como o enquadramento, espaço de