Ciencias Sociais
Etapa 3
O objetivo desta etapa da ATPS é a reflexão pelos integrantes do grupo sobre situações cotidianas de desigualdade social. Para isso foram assistidos os documentários indicados na atividade (Bumbando e Ilha das Flores) e definidos quatro imagens que demonstrem as divergências sociais para que finalmente se faça um texto-crítico reflexivo sobre a problematização apresentada.
Inicialmente vamos analisar os conceitos básicos sobre o tema, para posterior análise crítica.
É sabidamente impossível se constituir uma sociedade de iguais, uma vez que os seres humanos possuem diferenças individuais que se desenvolvem conforme suas habilidades e desta forma avançam para o atendimento de suas necessidades básicas e consequentemente passam a ocupar determinadas posições e a formar camadas sociais hierarquizadas.
A estratificação social é a divisão da sociedade em que as pessoas têm acesso desigual a oportunidades sociais. Todas as sociedades até hoje conhecidas apresentam o fenômeno da hierarquia social, estando divididas em estratos sociais.
Nessas sociedades estratificadas, existem barreiras sociais que tornam difíceis ou impossíveis o acesso a um grupo ou camada social seja em virtude da etnia, da religião, da profissão, da nacionalidade ou raça.
Desta forma, chega-se a desigualdade social que ocorre em virtude dos membros da sociedade possuir quantias diferentes de riquezas, prestígio ou poder.
As quatro imagens indicadas pelo grupo são as seguintes:
Foto 1 Foto 2
O primeiro documentário “Bumbando”, produzido no ano de 2010 no Rio de Janeiro, mostra a relação do dinheiro e da sobrevivência social dos moradores do morro do Bumba. Inicialmente o documentário conta a história do surgimento da moeda até sua utilização e valorização cada vez maior pelo homem: “quanto mais tem mais quer”.
Escolhemos duas imagens desse documentário que demonstram claramente a divergência social: a primeira uma criança, magra,