388343360124

1078 palavras 5 páginas
O FUTURO DO EDUCADOR MUSICAL NO BRASIL, MEDIANTE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A humanidade vive nos dias atuais a experiência de ter um enorme fluxo de informações, as quais são facilmente acessíveis; este fato é fruto da globalização e dos avanços tecnológicos que permitem que tais informações sejam de conhecimento de todos e possam ser armazenadas na, sobretudo na internet. Por consequência disto, a educação de adapta e evolui, ao grau de se equiparar com esse fluxo, inovando e melhorando as maneiras e técnicas de ensino, o que se percebe no crescente aumento da EaD, segundo o SENAC (2008) :

“A educação a distância veio para ficar. Aos que ainda estavam reticentes sobre a evolução desta modalidade de ensino no Brasil, um estudo recente realizado pela Associação e-Learning Brasil não deixa dúvidas: o setor vem se consolidando ano a ano e deve manter taxas de crescimento de 40% ao ano até 2010, quando deve movimentar um volume de R$ 3 bilhões.” (SENAC, 2008)

A Educação Musical entra neste contexto a fim, também, de acompanhar essas tendências como alternativa às pessoas que vivem no mundo “corrido” da globalização. Este ocorrido, mediante as novas tecnologias, muda o futuro do educador musical no Brasil.
Na educação musical também observamos o uso das novas tecnologias, e a integração desse curso na modalidade à distância, mudando metodologias e dando a cara a tapa para novos desafios. As tecnologias tem mudado e inovado as técnicas e metodologias da educação musical, visto que hoje há inúmeros softwares e dispositivos que facilitam o aprendizado do educando musical tanto na teoria, com edição de partituras e treinos auditivos como também na prática, fazendo com que os alunos toquem com acompanhamentos digitais. Em outro aspecto temos os cursos à distância que como mencionado vem crescendo significativamente. São vários cursos práticos, e-learning e até de graduação; nos mais diferentes formatos, utilizando como vídeos, CD’s, e-books, e ambientes

Relacionados