38 formas de vencer um debate sem razão
1° - Ampliação Indevida:
Um debate que você entra sem ter muitos argumentos contra uma pessoa que tem um ponto de vista muito amplo sobre o tal assunto, você tem que procurar evitar iniciar o debate, já sabendo que irá perder se começar uma conversa a partir do seu ponto. Então é melhor o adversário começar o debate para poder encontrar fissuras que você possa rebater com a partir do erro dele, assim pode conseguir ganhar a disputa sem ter razão, já que não está usando seus próprios argumentos, e sim procurando erros no concorrente.
2° - Homonímia Sutil:
Usar a homonímia para tornar a afirmação apresentada extensiva. Ou seja, o concorrente vai argumentar algo, e você irá contra - argumentar a partir do próprio assunto usando outras palavras que não tem em comum do que está se tratando, mas dando impressão que você refutou-a.
3° - Mudança de Modo:
A afirmação que foi apresentada em modo relativo, é tomada como se tivesse sido apresentada em modo absoluto, universalmente, ou pelo menos é compreendida em um sentido totalmente diferente, e assim refutada com base neste segundo contexto.
4° - Pré - Silogismo:
Primeiramente, você tem que ser imprevisto até a hora da conclusão. Como você não tem a razão, vai procurar “enganar” o adversário sem ele perceber com o seu método de raciocínio das premissas, assim com o decorrer do debate ele não vai conseguir prever o seu pensamento, e no final o concorrente é que vai concluir o onde você quer chegar. Uma espécie de manipulador de raciocínio.
5° - Uso intencional de premissas falsas:
Você irá buscar a conclusão a partir do pensamento dele e não do próprio ponto de vista. No caso das premissas falsas, é como se você fosse buscar premissas falsas usando fatos do ponto de vista do concorrente, levando em conta ao uma conclusão verdadeira.
6° - Petição de princípio oculta:
Ocultamos um princípio, ao postular o que desejamos provar. 1) usando