300 de esparta
Ficha técnica:
Diretor: Zack Snyder/ Kurt Johnstad
Atores
Gerard Butler (Rei Leônidas); Lena Headey (Rainha Gorgo); Rodrigo Santoro (Rei Xerxes); David Wenham (Dilios); Dominic West (Theron); Vincent Regan (Capitão); Michael Fassbender (Stelios); Stephen Mchattie (Senator)
Sinopse:
Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
Batalha das Termópilas
Essa foi uma das várias batalhas entre gregos e persas, ocorreu por volta de 480 aC durante a chamada Guerra Médicas, esse nome devido ao fato de os gregos chamarem os persas de medos (Medos eram povos que viviam no Império Persa, tanto persas quanto medos viviam a leste da Mesopotâmia, no grande Planalto do Irã, Medos viviam ao norte deste planalto e Persas a sudeste próximo ao Golfo pérsico). Do lado dos Persas havia o rei Xerxes que comandava o exército, e do lado de Esparta o rei Leônidas,um bravo guerreiro que lutou ao lado de seus soldados até a morte defendendo pátria.
A Batalha das Termópilas serviu de inspiração para o filme 300.
Relação do filme com a verdadeira história de Esparta
_Quando uma criança do sexo masculino nascia era levado a um ancião para que ele verificasse se era saudável, caso não fosse está criança era lançada no despenhadeiro, já que o objetivo na sociedade de Esparta era fazer de seus homens verdadeiros guerreiros, sendo assim somente alguém saudável seria capaz de levantar um escudo muito pesado.
A criança que fosse saudável era criada pela mãe até os sete anos de idade e depois disso tirada da companhia dela para que pudesse enfrentar as interpéries da vida para que pudesse buscar o próprio alimento, andar descalço no frio, brigar com outras crianças