300 - Ascensão de um Império
O filme tem uma ótima relação com as aulas de História da Arte. Durante a jornada de Themistocles pelos mares, e por terra, observamos as vestimentas que os guerreiros utilizavam, e o seu tipo de porte físico, remetendo o que nos foi apresentado pela professora em aula, que os gregos sempre buscavam a perfeição absoluta, e o belo.
Como boa parte das batalhas do filme se passa pelos pares da Grécia, descobrimos boa parte de suas táticas de guerra, já que sempre os soldados estavam em menor numero, enganar o inimigo era a melhor tática pra combate marítimo. Em certa cena, vemos os barcos de Themistocles chamando a atenção de Artemisia, e em seguida recuando para o nevoeiro, quando os persas são atraídos para combate, não se dão conta que se trata de uma armadilha e são encurralados em meio a paredes rochosas de grandes desfiladeiros, assim fazendo com que os gregos possam combater eles mais facilmente.
Poucos momentos do filme se vê a arquitetura, mas o pouco que podemos presenciar é sempre visto como harmonia, simetria e proporção, com monumentos gigantescos, templos de adoração aos deuses, sempre decorados em boa parte com colunas coríntias.
300 - A Ascensão do Império consegue nos remeter na prática, as teorias postas em aula de forma simples, e de entendimento instantâneo. No momento em que assistia o filme, já identificava vários elementos do movimento clássico.