30 Povos Guaranis
CAMPUS CERRO LARGO
CURSO DE AGRONOMIA
TAISA A. BRAUN
VALÉRIA FRANK
OS TRINTA POVOS GUARANIS
CERRO LARGO
2015
1. A província do Paraguai
A Companhia de Jesus foi fundada em 1540 e desde então já enviava missionários ao Brasil. Em 1549 veio o P. Manuel da Nóbrega com mais 5 jesuítas e em 1553 P. José de Anchieta com mais outros, eles fixaram sua residência na Bahia. Em 1554 P. Anchieta fundou a cidade de São Paulo. Padre Inácio Loyola comunicou aos jesuítas de São Paulo o desejo de evangelizar o Paraguai. Somente em 1568 foram enviados jesuítas espanhóis ao Peru.
2. Os índios
A civilização e a cristianização dos índios só era feita em grandes ajuntamentos com área restrita. O grande problema era de como 70 missionários iriam doutrinar 150000 índios. Então além da catequese, os ajuntamentos eram uma autodefesa contra os selvagens e os escravagistas.
Índios nômades
Padre Roque González de Santa Cruz em 1610, atravessou o Paraguai para fundar uma Redução de guaicurus. Mas a Missão fracassou, porque os guaicurus que eram nômades por herença, não se adaptaram á sedentariedade.
Os três principais índios nômades eram os “campeiros”, “silvícolas” e os “aquáticos”. Eles não tinham destino certo e nunca puderam ficar em grandes ajuntamentos para viver numa Redução.
Índios semi-sedentários
Os guaranis, além da caça e pesca, eram agrícolas. Então a agricultura exigia uma permanência maior em um determinado lugar. A fartura da caça, pesca e da boa terra, fez deles um grupo forte, capaz de expulsar tribos de certas terras para seus domínios.
3. As primeiras reduções
Originalidade das Reduções
A fonte de inspiração das Reduções foi pela “Leyes de Índias” da Espanha. Os missionários tinham a obrigação de observá-las e por meios legais aperfeiçoá-la. Também eram proibidos de trabalhar no meio indígena.
Nas Reduções do Paraguai, nem as leis espanholas e nem modelos de outras Reduções tinham importância. Era apenas a dura